O Colégio Maximus dispõe de três bibliotecas, que atendem, respectivamente, a Educação Infantil, Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

Com o cuidado de atualizar nosso acervo, procuramos sempre proporcionar aos alunos um ambiente agradável, propício à leitura, à pesquisa, ao estudo, enfim, ao seu enriquecimento intelectual. Sempre atentos com o desenvolvimento do hábito de leitura nos estudantes, realizamos, em parceria com professores e funcionários, ações que fazem da biblioteca um espaço dinâmico e atraente. Com feiras de livros, atividades relativas às datas comemorativas, dramatizações e projetos de leitura, a biblioteca torna-se uma importante ferramenta para a formação de jovens mais críticos, conscientes e participativos.

A Importância da Leitura

Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Assim ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios. Ler é estimulante. os livros podem ser intrigantes, melancólicos ou assustadores. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Eles colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Projeto LER

Leitura – Expressão – Reflexão – Dividindo Sentimentos

A aprendizagem é um processo que vai se desenvolvendo conforme os estímulos e habilidades de cada um. Na infância este processo de desenvolvimento está atrelado aos estímulos recebidos. É objetivo então da biblioteca associada aos pais, aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (2ª a 5ª série), trabalhar um projeto voltado para a aprendizagem da leitura expressiva, reflexiva e crítica, pois sabemos que este é o caminho para a construção do conhecimento que interfere na formação de valores, na personalidade e na consciência do ser como agente de transformação da sociedade.Um passo importante e indispensável neste projeto é a participação concreta dos pais.